Clifford Williams é um baixista inglês da banda AC/DC, nasceu dia 14 de dezembro de 1949. Cliff entrou na banda AC/DC logo após a saída de Mark Evans, que teve uma briga com Angus Young por causa de uma mulher. Cliff participou de uma banda, Home, que gravou até 4 discos e abriram um show para Led Zeppelin quando estes ainda estava no Led Zeppelin II. Ele é o pai da atriz e modelo Erin Lucas.
Em 1970, Cliff Williams começou com sua primeira banda, Home, com o cantor Mick Stubbs, Laurie Wisefield guitarrista, tecladista Clive John e o baterista Mick Cook. Em 1970 o grupo de rock progressivo lhes rendeu um contrato com a Epic Records e um LP de estréia foi lançado no ano seguinte sob o título "For A Hoarse Horse". Em novembro de 1971 Home abriu o show para o Led Zeppelin no Empire Wembley Pool na segunda apresentação do "Led Zeppelin's Electric Magic" que contou também com apresentações de circo e outras bandas de rock.
Em 1972, Jim Anderson substituiu Clive John nos teclados e Home lançou um álbum auto-intitulado, passando a ter seu primeiro e único sucesso com "Dreamer" em Novembro de 1972, que alcançou a posição #41 na parada de álbuns do Reino Unido. Seu próximo álbum, "The Alchemist" foi lançado em 1973, mas não teve muito sucesso. No entanto, quando o cantor folk britânico e compositor Al Stewart pediu para a banda Home abrir suas apresentações em sua primeira turnê americana em Março de 1974, Mick Stubbs saiu do grupo. Os outros se tornaram a "Al Stewart Band". A "Al Stewart Band" não durou muito tempo e Cliff Williams foi o próximo a deixar o grupo, formando a banda "Bandit" em 1974.
"Bandit" rapidamente conseguiu um contrato com a Arista Records e lançou um álbum auto-intitulado em 1977. Junto com Cliff estava o vocalista Jim Diamond (que passou a fazer sucesso como artista solo) e o baterista Graham Broad (que mais tarde se juntar a "Bucks Fizz" e a banda de "Roger Waters").
Assim que o baixista Mark Evans foi demitido logo após a gravação do álbum de 1977, "Let There Be Rock", Cliff foi recrutado como novo baixista. Após a primeira aparição com o AC/DC durante a turnê "Let There Be Rock", Cliff fez a sua estréia no álbum de estúdio da banda em 1978, "Powerage". Ele é conhecido por tocar firme, mas com toques básicos seguindo a guitarra-ritmo e também fazer o backing vocals junto com Malcolm Young.
0 comentários:
Postar um comentário