AC/DC com sua imagem turbulenta, grandes riffs e letras machistas sobre sexo, beber e danação ajudaram a torná-los uma das principais bandas de hard rock da história, mostrando a simplicidade de suas músicas e apresentando um rock sem frescura desde o inicio de sua carreira em 1973, idealizada pelos irmãos Malcolm e Angus Young, hoje o AC/DC é uma das bandas mais amada do mundo.

Os irmãos Young, nasceram em Glasgow - Escócia, e se mudaram junto de sua familia para Sydney - Austrália em 1963, o irmão mais velho George Young foi o primeiro a entrar para o cenário musical, e fundou uma banda chamada Easybeats. e logo após Malcolm seguiu os passos de George.

O guitarrista e fundador do AC/DC Angus Young venho de origens humildes na Austrália para se tornar um fenômeno, com popularidade em todo o mundo. tornou-se simbolo da banda com seu uniforme escolar e por realizar o 'Duckwalk'
Por mais velho que possa ser, sempre fomos uma boa banda de puro Rock n' roll" - Angus Young

A formação inicial do AC/DC contava com Larry Van Kriedt no baixo, o baterista Colin Burgess, Dave Evans no vocal, Malcolm na guitarra base e Angus na guitarra solo. a primeira apresentação da banda foi em um clube chamado Chequers em Sydney no dia 31 de dezembro de 1973. o AC/DC passou por varias mudanças em 1974, trocando frequentemente de baixistas e bateristas, inclusive a troca do vocalista, Dave Evans foi demitido da banda por não ser o vocalista que os irmãos Young procuravam, então entrou o Bon Scott o motorista da banda, que ja era um vocalista experiente e era amigo George Young. Formação do grupo solidificou em 1974, com o vocalista Bon Scott, o baterista Phil Rudd eo baixista Mark Evans que substituíram os primeiros membros Dave Evans, Rob Bailey e Peter Clack.

Até 1974 o AC/DC só tinha apenas duas musicas gravadas com Dave Evans nos vocais, Rockin' in the Parlour e Can I Sit Next to You Girl. o primeiro álbum de estúdio foi High Voltage lançado na Austrália em 1975, e mais tarde do mesmo ano lançaram o single It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll tornando-se a música um hino do rock para eles.


Em 1976 após assinar com a Atlantic Records o AC/DC fez uma turnê por toda a Europa, ganhando uma importante experiência em sua carreira abrindo show para bandas consagradas como Black Sabbath, Aerosmith e Kiss, e no mesmo ano lançaram o primeiro álbum internacional da banda chamado T.N.T, os cinco primeiro álbuns do AC/DC, High Voltage (1975), TNT (1975), Dirty Deeds Done Dirt Cheap (1976), Let There Be Rock (1977) e Powerage (1978) todos foram produzidos por George Young e seu parceiro Harry Vanda. após a gravação de Let There Be Rock em 1977 o baixista Mark Evans foi substituido por Cliff Williams.

Em 1979 o AC/DC deu um salto gigante na carreira com o lançamento do álbum Highway To Hell, gravado em Londres durante seis meses e produzido por John Robert "Mutt" Lange, foi o álbum que levou o AC/DC ao sucesso mundial, e o último com Bon Scott nos vocais, foi o primeiro álbum da banda que entrou para o Top 100 Americano alcançando o 17° lugar, mais no ano seguinte estava por vim a maior tragedia da história do AC/DC.


No dia 19 de fevereiro de 1980 acontecia a maior tragédia da história do AC/DC, Bon Scott o Frontman da banda foi encontrado morto no banco de trás do carro de um amigo. após uma noite de bebedeira com seu amigo Alistar Kinnear em um clube noturno chamado Music Machine em Londres, Bon dormiu no banco de trás do carro do amigo, e no amanhecer Bon foi encontrado morto no carro de Kinner, sufocado pelo seu própio vomito, a morte foi definida como "intoxicação alcoólica aguda", após a morte de Bon a banda estava pensando em desistir, mais no mesmo ano o AC/DC achou um substituto a altura, Brian Johnson se integrava a banda, e no dia 25 de julho de 1980 lançaram o grande sucesso da banda, o álbum Back in Black.

Back in Black foi  um grande sucesso comercial,  e até hoje já vendeu 50 milhões de cópias, sendo o 3º álbum mais vendido da história, ficando atrás, somente do “Thriller” do Michael Jackson e "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd. e até hoje é considerado um dos álbuns mais importantes do Rock’n Roll, sendo influencia para músicos do mundo todo.
“Fizemos um álbum, não fizemos singles, não fizemos 10 singles, fizemos um bom álbum.” - Angus Young

Em 1981 foi o ano em que o AC/DC alcançou o auge da fama, com o lançamento do álbum "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" nos Estados Unidos, que fez um grande sucesso e chegou a vender mais que Back In Black por algum tempo. O Próximo disco gravado com Brian Johnson no vocal foi "For Those About To Rock We Salute You", lançado dia 23 de novembro de 1981, e recebeu boas criticas. em 1983 o baterista Phil Rudd saiu da banda  por motivos de envolvimento com drogas e uma briga que teve com um membro do AC/DC, sendo assim substituido por Simon Wright, após a saída de Phil Rudd o AC/DC lançou o álbum "Flick of the Switch" em 1983, que foi considerado pela imprensa um dos piores álbuns da banda, mesmo assim alcançou o quarto lugar na parada de álbuns do Reino Unido.

Já com Simon Wright na Bateria, o AC/DC lançou "Fly on the Wall" em 1985 que foi considerado pouco desenvolvido, mais a banda voltou nas paradas com a música do álbum do mesmo nome "Who Made Who", que foi trilha sonora do filme Maximum Overdrive de Stephen King. além de músicas inéditas o álbum conta com hits mais antigos como "You Shook Me All Night Long", "Ride On" e "Hells Bells". o próximo disco do AC/DC foi "Blow Up Your Video" lançado em 1988, o último com o baterista Simon Wright.


Em 1988 o AC/DC mudava sua formação novamente trocando de Baterista, Simon Wright deixou a banda para tocar com Dio, então o substituto foi Chris Slade que já era experiênte, e no mesmo ano Brian Johnson ficou um tempo indisponível por motivo pessoal, então durante isso os irmãos Young escreviam todas as letras dos próximos álbuns da banda. em 1990 o AC/DC lançou um álbum chamado "The Razor's Edge" foi um grande retorno da banda, que incluía os singles Thunderstruck , Are You Ready e Moneytalks, que fizeram sucesso e chegaram a lista da Billboard Mainstream Rock Tracks. Vários shows da turnê Razors Edge foram gravados para o álbum ao vivo do AC/DC lançado em 1992, "Live".

Phil Rudd volta assumir as baquetas do AC/DC em 1994, pois a banda desejava voltar trabalhar com Phil, então a formação de 1980 está de volta, a banda lançou "Ballbreaker", gravado no Ocean Way Studios em Los Angeles, Califórnia, e produzido por Rick Rubin. O primeiro single do álbum foi Hard as a Rock . Mais dois singles foram lançados do álbum: Hail Caesar e Cover You in Oil. e em 1997, foi lançado um box set chamado Bonfire em homenagem ao vocalista Bon Scott.


Após a turnê do lançamento do box-set e suas merecidas ferias em 1998, O AC/DC começou o trabalho para seu decimo quarto álbum de estúdio que foi lançado em 2000, "Stiff Upper Lip" alcançou o primeiro lugar em cinco países, incluindo Argentina e Alemanha; 2º lugar em três países, Espanha, França e Suíça; terceiro lugar na Austrália; quinto lugar no Canadá e em Portugal; e sétimo lugar nos Estados Unidos, Noruega e Hungria. O primeiro single, Stiff Upper Lip ficou no topo da Billboard Mainstream Rock Tracks por quatro semanas. e os outros singles Satellite Blues e Safe in New York City também ficaram na lista da Billboard, atingiram o 7º e 31º lugar.

Em 2003 o AC/DC tocou com The Rolling Stones e Rush no Molson Canadian Rocks for Toronto. O concerto detém o recorde de maior número de pagantes da história na América do Norte. depois disso a banda fez uma pausa para passar mais tempo com a familia, então durante esse periodo foram lançado os DVDs Family Jewels em 2005 e Plug Me In em 2007, e tambem aproveitaram para criar as composições para o próximo álbum da banda, O AC/DC se tornou a segunda banda australiana que mais faturou em 2005, e a sexta que faturou em 2006.


Após algum tempo parado o AC/DC voltou em 2008 com o álbum "Black Ice", o décimo quinto álbum de estúdio da banda foi lançado dia 18 de outubro a versão australiana e dia 20 de outubro a versão internacional, Black Ice estreou em número 1 na parada em 29 países, fazendo uma marca historica, ultrapassou os Beatles como artista No.1 na venda no catálogo nos Estados Unidos em 2008. e 11 de setembro do mesmo ano foi anunciado a Black Ice Word Tour que começou 28 de outubro e durou 18 meses. em 2010 lançaram o "Iron Man 2"  uma coletânea com a trilha sonora do filme Iron Man 2 (Homem de Ferro). a turnê do álbum Black Ice foi encerrado em Bilbao dia 28 de junho de 2010, após tocar para mais de cinco milhões de pessoas em 108 cidades em mais de 28 países.

No dia 20 de novembro foi lançado a versão em áudio de "Live At River Plate", do DVD do AC/DC que foi gravado durante o Black Ice Word Tour em Buenos Aires na Argentina. A praticamente 40 anos depois o AC/DC continua a dar aos fãs o que eles querem. Por tudo isso, eles nunca perderam a energia e disposição, assim tornando a banda e seu público intercambiáveis.



MAIS REDES: TUMBLR | YOUTUBE | MY SPACE | ORKUT