25 junho, 2012

AC/DC entre os 40 melhores nome de bandas

O staff da revista Americana SPIN, que adora listas, organizou mais uma: Os 40 melhores nomes de banda de todos os tempos.

Para chegar aos escolhidos, a publicação se baseou nos seguintes itens:

1. Aquele que perfeitamente e de forma sucinta encarna o espírito do som de uma banda ou era. (vale 3 pontos)
Este é o aspecto mais importante de qualquer nome e faz compreender o estilo da banda.

2. Graficamente ou tipograficamente atraente (1,5 pontos). Se as letras ficarem legais numa folha de caderno, certamente ficarão ótimas em uma camiseta ou tatuadas em sua testa.

3. Trocadilhos inteligentes (1 ponto). Há uma linha tênue entre inteligente e estúpido. Mas há um abismo gigantesco entre inteligente e Timbuk 3 (banda de pós-punk Americana).

4. Cria uma imagem (1 ponto). Nomes que você pode ver, tocar e, possivelmente, cheirar.

5. Transgressivo (1 ponto). Os Revolting Cocks do passado abrem caminho para os AIDS Wolfs de amanhã.

6. Tem aquele "je ne sais quoi" (expressão francesa que em tradução livre significa 'não sei o quê', e é utilizada para expressar aquela qualidade inexplicável de algo ou alguém) (2 pontos).

7. Estamos invocando a defesa do juiz Potter Stewart aqui. Honestamente, ninguém precisa pensar muito para saber que o nome Slayer é fodão.

Os dez primeiros colocados da lista são:

01- Motörhead
02- MC5
03- N.W.A
04- Big Star
05- Joy Division
06- Dead Kennedys
07- Brian Jonestown Massacre
08- Devo
09- AC/DC
10- Slayer

Outros nomes notáveis aparecem nas seguintes colocações.

12- Iron Maiden
13- Sex Pistols
27- Black Flag
33- The Who
35- Thin Lizzy

Para ver a lista completa e comentada (em inglês):
http://www.spin.com/articles/making-brand-40-greatest-band-names-all-time?page=0...

Para falar sobre o nome vencedor, nada melhor do que o próprio criador do mesmo, Mr. Lemmy Kilmister.

Origens conhecidas: O vocalista-baixista-Deus Lemmy Kilmister escreveu uma música chamada "Motorhead", uma gíria dos anos 70 para ficar doidão, quando ele era membro dos astronautas do psych-rock, Hawkwind. Mas essa seria a última canção que ele escreveria para o grupo. O Hawkwind o demitiu em 75, segundo ele, “por tomar as drogas erradas." Ele então começou um novo grupo chamado Bastart, mas seu empresário o convenceu de que o nome poderia mantê-lo fora da TV, assim, Kilmister mudou para o nome de sua última canção pelo Hawkwind. E quanto ao totalmente impressionante e supérfluo trema? "Copiei-o do Blue Öyster Cult", diz Kilmister. "Achei faria parecer malvado. É aquela coisa, né? Como o cara do (filme) Slap Shot (no Brasil: Vale Tudo/1977) quando ele pega as marretas e vai para o ônibus. 'O que você está fazendo?' E ele diz, 'eu estou fazendo com que pareça malvado!'

Porque é o melhor: Lemmy está certo: "Motörhead" parece e soa perverso, conjurando visões de pistões bombeado, pingando suor e drogas em abundância, imagens que complementam o som do trio. E, assim como uma música do Motörhead, o nome é curto e nada doce. "Eu sempre digo que nomes com uma palavra só são bons", diz Kilmister. "Provavelmente o maior nome na história do rock'n'roll é (the) Who". Mas os fãs do The Who não aproveitaram o nome de seus heróis com tanto espírito quanto os seguidores maníacos do Motörhead. "Há uma loja de aluguel de bicicletas chamada Motörhead em Cypress criada por um de nossos fãs", diz Kilmister com uma risada. Quando ele foi registrar on-line o nome Motorhead.com, uma oficina de reparação automóveis já o tinha feito. "É por isso que nosso site é iMotorhead.com."

O nome pegou imediatamente?

Lemmy Kilmister: Não. Nós fomos chamados de “Motorhome”. E fomos chamados “Motor and the Heads”. E de “Lemmy’s Motörhead”. Jesus, foi horrível por um tempo. Nós víamos na porta dos clubes: "Hoje à noite, Motorhome!"

Como você conseguiu chamar a atenção das pessoas para o nome?

"Quando começamos a banda, tínhamos esse empresário chamado Tony Secunda. Ele costumava cuidar do The Move (banda dos anos 60) nos velhos tempos. Ele era ótimo em publicidade. Quando ele estava conosco em 1977, havia um bloco de casas no caminho para Shepherd's Bush (oeste de Londres) que havia sido bombardeado (durante a Segunda Guerra Mundial) e a última casa havia caído. Esse era o caminho que todos tinham que tomar para entrar na parte oeste de Londres. Havia apenas uma parede no final das casas. Então, ele pegou dez estudantes e os colocou em um andaime e pediu para que eles pintassem um pedaço cada. E quando terminaram, havia o logotipo do Motörhead de uns 6 metros de altura no final do bloco de casas. E ele ficou lá por meses, enquanto o governo discutia sobre isso [Risos]. Foi uma grande publicidade. Todo mundo que entrou em West London viu "Motörhead - Inglaterra" na lateral do prédio. Foi excelente."

Depois que o nome pegou, quais foram alguns dos lugares mais gratificantes no quais você viu o logotipo do Motörhead?

"Um monte de gente coloca o logotipo em seus carros. E um monte de gente o coloca na lateral de prédios. Apesar de que não há muito mais esse lance do grafite atualmente. É uma pena, realmente. Seria o tema ideal. Você provavelmente precisaria copiar de uma estampa, caso contrário ficaria lá o dia todo."

Onde você gostaria de ver o nome da banda no futuro?

"Eu sempre esperei que tivéssemos nosso próprio avião a jato, então poderíamos colocá-lo nas asas. Voando nos céus amigáveis."

Fonte: Whiplash

0 comentários:

MAIS REDES: TUMBLR | YOUTUBE | MY SPACE | ORKUT